Entre Em contato 011 2901-0252 | 011 3805-9746 | 011 2218-1854

Com impacto direto na economia do país, acidentes de trânsito são tema de evento

Um estudo inédito feito pelo CPES (Estudo inédito do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro) da Escola Nacional de Seguros informou que houve um prejuízo de R$ 146,8 bilhões ocasionados pela violência no trânsito, o equivalente a 2,3% do PIB do país.

Segundo o DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), ocorrem cerca de 37 mil mortes todos os anos em rodovias no Brasil, atualmente, o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito. O número de casos de invalidez permanente também é assustador, segundo dados da Seguradora Líder, responsável pelo seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), de janeiro a julho de 2018 foram pagas mais de 190 mil indenizações no Brasil, sendo 69% para os casos de invalidez permanente.

Mas o que causa tantos acidentes? Não há como negar que fatores como consumo de álcool e drogas, más condições e sinalização de ruas e estradas, imprudência do motorista e embriaguez são responsáveis por grande partes dos acidentes causados, porém, uma enorme parte de número poderia ser evitada com uma vistoria veicular feita de forma correta.

Ainda caminhando para ser implantada em todo território nacional, a Inspeção Técnica Veicular (ITV), está prevista no Código de Transito Brasileiro desde 1998 e tem como principal objetivo diminuir de vez o número de acidentes ocasionados pela falta de manutenção dos veículos.

As ECV’s (Empresas Credenciadas de Vistoria), são empresas habilitadas a fazerem as inspeções veiculares  com base nas Resoluções Federais, 282/2008 e 466/2013 do CONTRAN, definições técnicas trazidas com as Portarias 131/2008 e 1334/2010, e demais legislações Estaduais, elas utilizam meios ópticos para fazer as coletas dos números do chassi e motor, e estão interligadas ao DETRAN’s pelo mesmo sistema, o SISCSV  (Sistema de Emissão de Certificado de Segurança Veicular).  As ECV’s utilizam a tecnologia a seu favor, como câmeras, biometria e filmagens, para aumentar a segurança e credibilidade de seus laudos e diminuição de fraudes.

A ANPEVI Associação Nacional das Empresas de Perícias, Vistorias e Inspeções Veiculares, vem desde 2007 atuando junto as empresas de vistoria, realizando um trabalho construtivo para um trânsito mais seguro no país, através de campanhas educativas, matérias e eventos como o já tradicional Workshop de ECV’s.

Este ano o evento, que chegou a sua 7ª edição, ocorreu no dia 18 de agosto e contou com os principais especialistas no assunto, trazendo temas importantes e pertinentes a inspeção veicular e sua importância para a proteção a vida.  O evento foi considerado um sucesso pelos mais de 400 participantes do evento, que puderam entender um pouco mais sobre os assuntos abordados, como: Novos regulamentos para ECV’s; Crescimento das ECV’s no País, Estatísticas e Dados comparativos; ITV – Inspeção de Segurança Veicular e Debate entre Estados.

Todos só tem a ganhar com a revisão veicular, os carros passam por rígidos exames para verificar os estados do motor, dos freios, pneus, tudo para contribuir com um melhor funcionamento do veículo. É preciso que aja conscientização e entendimento da importância da vistoria veicular para contribuir com um transito mais seguro, com menos acidentes e, consequentemente, menos mortes.

 

Website: http://www.anpevi.org.br/

Fonte : https://exame.abril.com.br/negocios/dino/com-impacto-direto-na-economia-do-pais-acidentes-de-transito-sao-tema-de-evento/

Comments

comments

Evydhence na Mídia

Matriz

Av. Joaquina Ramalho, 601 – Vila Guilherme
Telefones: (11) 2901-0252 / 3805-9746

Curta-nos