Você deve ter ouvido falar do Código VIN. Mas sabe o que é e, afinal, para que serve? Qual a importância deste código alfanumérico de 17 dígitos que tem de estar presente em todos os veículos?
Embora em português seja usualmente denominado de número de chassi, o número de Identificação do Veículo (VIN, em inglês) permite obter um histórico de todo o veículo. Desde a sua montadora ao ano de fabricação e o tipo de motor utilizado, são várias as características indicadas por este código.
O que é o Vehicle Identification Number?
O Código VIN é uma espécie de Cartão de Cidadão do seu veículo. É composto por 17 letras e números e permite identificar o país onde foi produzido, o tipo de carroceria e motor, o ano e modelo de fabricação, entre outras características.
Cada um dos 17 caracteres tem um propósito específico, incluindo informação que ajuda a garantir a autenticidade do veículo. As montadoras são obrigadas a colocar este código nos veículos produzidos, sob pena de não poderem circular.
Onde posso encontrar o Código VIN no meu carro?
O Código VIN pode ser encontrado em vários lugares do veículo. O primeiro local onde se encontra o VIN é no próprio Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Também é gravado no chassi ou monobloco do veículo.
Como decodificar o Código VIN?
O Código VIN está dividido em três seções, de acordo com o definido pelas normas ISO 3779 e ISO 3780. A primeira serve para identificar o fabricante, a segunda permite-nos conhecer informações genéricas do veículo e a terceira diz respeito à identificação específica de cada veículo.
1) Identificação Mundial do Construtor
A primeira seção, designada de World Manufacturer Identifier (WMI), ou Identificação Mundial da Montadora, é composta pelos três dígitos iniciais, todos letras. Esses dígitos indicam-nos o país de produção do veículo (ou país onde está sediado o fabricante), a marca e ainda o fabricante.
2) Seção de descrição do veículo
Do quarto ao oitavo dígito podemos encontrar informação que ajuda a identificar o veículo (Vehicle Descriptor Section ou VDS, em inglês), como o peso e potência, o modelo específico do veículo ou o tipo de motor. Estes dígitos são definidos pela montadora.
O nono é um dígito de confirmação que resulta de uma fórmula matemática entre os restantes números VIN. Não dá qualquer informação sobre o veículo mas, permite verificar a originalidade daquele Código VIN.
3) Seção de identificação de cada veículo
Os oito dígitos finais dizem respeito à seção de identificação de cada veículo (Vehicle Indication Section ou VIS, em inglês).
Os 10.º e 11.º caracteres são referentes ao ano do modelo e ao local de montagem. Os restantes dígitos constituem o número de série do carro e permitem, por exemplo ao fabricante, saber qual a sequencia de produção daquele veículo ou mesmo a linha em que foi montado.
Código VIN x Base BIN
A Base de Índice Nacional (BIN), uma forma encontrada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), de manter o controle geral da frota nacional, através de dados informatizados e centralizados.
A base BIN possui os dados cadastrados de todos os veículos atualmente existentes na frota brasileira. As montadoras assim que produzem um novo veículo realizam o cadastro dos dados na BIN, ou seja, o veículo antes mesmo de possuir um dono já é registrado na base.
Dentre os dados do veículo como numero do motor, ano, cor, data de fabricação, entre outros, possui o Código VIN.
Onde utilizar o Código VIN?
Através do Código VIN é possível saber, a cronologia do veículo, dados técnicos, registos de sinistros, leilões, restrições, ou até, se o veículo consta em algum banco de dados de veículos roubados.
Normalmente, existe um custo associado para utilizar estas ferramentas. Mas, este custo pode compensar, se por exemplo, quiser comprar um carro usado, ou adquirir um carro importado. Nestes casos é importante ter acesso a esses dados.
Este código alfanumérico também é importante para que as oficinas possam conhecer todas as características técnicas de cada veículo. Isto pode ajudar, por exemplo, a tornar mais eficiente a orçamentação de uma reparação ou a manutenção do veículo.
Outra das vantagens diz respeito à contratação de seguros. Muitas seguradoras permitem que sejam introduzidas as especificações do veículo através do Código VIN para obter uma cotação.
A Evydhence Perícia Automotiva possui o serviço de Histórico Completo do Veículo, onde é possível consultar o Código VIN e mais de 20 itens importantes antes de realizar a compra de um veículo. Clique aqui e saiba mais